diff --git a/_images/osi_keyhole_300X300_90ppi_0.png b/_images/osi_keyhole_300X300_90ppi_0.png new file mode 100644 index 0000000..21a31d2 Binary files /dev/null and b/_images/osi_keyhole_300X300_90ppi_0.png differ diff --git a/porque-como-opensource.html b/porque-como-opensource.html new file mode 100644 index 0000000..21e1494 --- /dev/null +++ b/porque-como-opensource.html @@ -0,0 +1,476 @@ + + + + + + Por que e Como Participar de Projetos Open Source + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
+
+
+
+

Por que e Como Participar de Projetos Open Source

+
+
+ +
+
+ Me + +
+ +
+
+
+ +
+
+

Motivação

+ + +
+
+ +
+
+

Por Que Participar?

+ +
    +
  • + Para retornar à comunidade + + +
  • + +
  • + "Code rot" + + +
  • + +
  • + "Scratch an itch" + + +
  • + +
  • + Fator abandono. + + +
  • +
+
+
+ +
+
+

Como Participar

+ +

Enviar código com novas features é a forma mais direta mas não a mais fácil.

+
+ +
+

Enviar Código

+ +
    +
  • Aclimate-se ao ambiente do projeto (IRC, Maillist, Slack, etc)
  • +
  • Seguir os padrões de codificação do projeto (HACKING.md)
  • +
  • Entender os objetivos do projeto (isso está na cabeça dos mantenedores)
  • +
+ +

Anedota: Mitter.

+ + +
+ +
+

Enviar Código

+ +

Lembre-se: para alguém, o projeto é seu filho.

+ +

Anedota: IceWM.

+ + +
+ +
+

Enviar Código

+ +

Algumas vezes, o projeto já está abandonado pelo autor + original, mas a comunidade ainda mantém indiretamente.

+ +

Anedota: Blackbox.

+ + +
+ +
+

Enviar Código

+ +

+ Muito raramente, o desenvolvedor simplesmente não tem tempo + para pesquisar como corrigir uma feature que ele mesmo quer + colocar. +

+ +

Anedota: Htop.

+ + +
+
+ +
+
+

Como Participar

+ +

Bug reports

+
+ +
+

Bug Reports

+ +

+ Quando encontrar um problema, tente repetir; tente isolar + o que causa o problema (uma configuração, o nome do arquivo); + se conseguir, envie para o desenvolvedor. +

+ +

Anedota: Skyrim.

+ + +
+ +
+

Bug Reports

+ +

+ Se possível, crie um teste que mostre como o + problema se repete (o que é mais fácil para bibliotecas + e frameworks do que projetos). +

+ +

Anedota: MongoEngine.

+ + +
+
+ +
+
+

Como Participar

+ +

Traduções

+
+ +
+

Traduções

+ +

Se você não entende de código, pode ajudar traduzindo + a aplicação para a sua língua.

+ +

Anedota: Mitter e Fábio Beneditto

+ + +
+
+ +
+
+

Como Participar

+ +

Artwork

+
+ +
+

Artwork

+ +

+ Muitos projetos precisam de um site bonito e até + mesmo um logotipo interessante. Ajudar o desenvolvedor + mantendo um site que consiga comunicar o objetivo + do projeto sempre ajuda. +

+ +

Anedota: Alguma-Coisa-Dog.

+
+
+ +
+
+

Como Participar

+ +

Documentação

+
+ +
+

Documentação

+ +

+ Desde "como instalar esse projeto" ao "o que ele faz", + ainda falta documentação de muita coisa. Nem é preciso + saber programar, pegando algumas dicas com o autor do + projeto. +

+ +

+ Dica: Embora alguns desenvolvedores reclamem da falta + de man pages, é possível fazer coisas bem legíveis + usando projetos como ReadTheDocs + e Gitbook. +

+
+
+ +
+
+

Como Participar

+ +

Evangelização

+
+ +
+

Evangelização

+ +

+ Você pode ajudar um projeto a crescer divulgando o mesmo + em palestas ou até mesmo comentando com seus colegas. +

+ +

+ Dica: Evite guerras santas do tipo "meu projeto vs seu projeto". +

+ +

Anedota: Eu ;).

+
+
+ +
+
+

Como Participar

+ +

"Obrigado"

+
+ +
+

"Obrigado"

+ +

Poucas coisas conseguem ser tão poderosas como um + simples "obrigado por ter feito esse projeto".

+ +

+ Dica: Cerveja e Pizza também contam como obrigados. +

+ +

Anedota: Htop.

+
+
+ +
+
+

Perguntas?

+
+
+
+
+ + + + + + + +