diff --git a/_images/AYV1X0yv.png b/_images/AYV1X0yv.png new file mode 100644 index 0000000..24843a0 Binary files /dev/null and b/_images/AYV1X0yv.png differ diff --git a/_images/cerim1.png b/_images/cerim1.png new file mode 100644 index 0000000..588e2c9 Binary files /dev/null and b/_images/cerim1.png differ diff --git a/_images/cerim2.png b/_images/cerim2.png new file mode 100644 index 0000000..7496b53 Binary files /dev/null and b/_images/cerim2.png differ diff --git a/_images/cerim3.png b/_images/cerim3.png new file mode 100644 index 0000000..7d7a5e4 Binary files /dev/null and b/_images/cerim3.png differ diff --git a/_images/controle1.png b/_images/controle1.png new file mode 100644 index 0000000..67151c4 Binary files /dev/null and b/_images/controle1.png differ diff --git a/_images/controle2.png b/_images/controle2.png new file mode 100644 index 0000000..af04f7e Binary files /dev/null and b/_images/controle2.png differ diff --git a/_images/cucumber.png b/_images/cucumber.png new file mode 100644 index 0000000..d02d6a4 Binary files /dev/null and b/_images/cucumber.png differ diff --git a/_images/dc-grafico.png b/_images/dc-grafico.png new file mode 100644 index 0000000..1947482 Binary files /dev/null and b/_images/dc-grafico.png differ diff --git a/_images/dc-planilha.png b/_images/dc-planilha.png new file mode 100644 index 0000000..1ca0d1e Binary files /dev/null and b/_images/dc-planilha.png differ diff --git a/_images/dc-ticket.png b/_images/dc-ticket.png new file mode 100644 index 0000000..3566729 Binary files /dev/null and b/_images/dc-ticket.png differ diff --git a/_images/meetings.png b/_images/meetings.png new file mode 100644 index 0000000..00beea2 Binary files /dev/null and b/_images/meetings.png differ diff --git a/_images/tdc-logo-post.png b/_images/tdc-logo-post.png new file mode 100644 index 0000000..d74949d Binary files /dev/null and b/_images/tdc-logo-post.png differ diff --git a/index.html b/index.html index eb9a295..6aaaac5 100644 --- a/index.html +++ b/index.html @@ -94,6 +94,11 @@ ul.inline-list li {
$.noConflict() + +
  • +
    + TDC Agile +
  • diff --git a/tdc2015.html b/tdc2015.html new file mode 100644 index 0000000..738d7ee --- /dev/null +++ b/tdc2015.html @@ -0,0 +1,415 @@ + + + + + + + TDC 2015 - Agile + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
    + +
    +
    +

    TDC 2015, Trilha Agile

    +
    + +
    +

    Agenda

    + +
      +
    • Quem?
    • +
    • O Que É/Foi a TDC?
    • +
    • Palestras:
    • +
        +
      • AGCO + BDD
      • +
      • Feedback wall
      • +
      • Débito Técnico vs MVP
      • +
      • Código feito não é resultado
      • +
      • Agile: Escalar ou disseminar?
      • +
      • Agile Coaching Game
      • +
      • Cerimônias Sem Cerimônias
      • +
      • Controlefobia = Anarquia
      • +
      • Agile Coaching
      • +
      +
    +
    + +
    +

    Avisos Importantes!

    + +

    Não sou especialista em agile.

    +

    Não conheco 100% do que foi apresentado.

    +

    Não fui eu quem apresentou.

    +

    Experiência pessoal das apresentações.

    +
    + +
    +
    +

    Quem?

    +
    + +
    + +

    Júlio Biason

    +

    Na CWI desde 09/2012.

    +

    UCS, Datacom.

    +
    + +
    + +
    +
    + +
    +
    +

    O que É/Foi a TDC?

    + +
    + +
    +
      +
    • Aconteceu em Porto Alegre nos dias 24 a 26 de Outubro na Uniritter.
    • +
    • Acontece em São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre.
    • +
    • 23 trilhas (tópicos) diferentes.
    • +
    • Participei de 2 trilhas (2 dias): Agile UX/Design.
    • +
    +
    +
    + +
    +

    Apresentações

    +
    + +
    +

    “Desenvolvendo produtos e projetos de forma enxuta + e eficiente” - Paulo Caroli

    + +
      +
    • Esqueci de fazer notas.
    • +
    • Descreve processo de inception de uma semana.
    • +
        +
      • Organização dos ciclos.
      • +
      • Organização dos MVP.
      • +
      +
    +
    + +
    +
    +

    “A experiência da AGCO ao adotar o BDD em seus + projetos: uma experiência excitante com o Cucumber + como um framework para a especificação e execução + de testes” - Rodrigo de Morais / Diogo Lucas

    + +
      +
    • Os testes foram evoluindo até serem E2E.
    • +
    • BDD se tornou natural.
    • +
    • “Definition of Ready”.
    • +
    • Formato do Cucumber/Gherkin super fácil de ler.
    • +
    +
    + +
    + +
    +
    + +
    +

    “Feedback wall: acelerando melhoria continua no nivel + organizacional” - Cristiano Silveira Basso

    + +
      +
    • Kanban na parede para coisas fora do projeto (melhorar café, etc).
    • +
    • Outros andares (equipes) começaram a pedir.
    • +
    • Pessoas do andar começaram a se envolver para resolver os problemas.
    • +
    +
    + +
    +
    +

    “Gerenciamento da Dívida Técnica em projetos de + software utilizando Scrum: uma pesquisa-ação” - + Frederico Oliveira

    + +
      +
    • Como justificar débito técnico quando não é um MVP?
    • +
    • Quando algo passa a ser um débito técnico?
    • +
    • Quatro tipos de débitos técnicos: documentação, bug, testes, projeto.
    • +
    • Quando tratar o débito técnico:
    • +
        +
      • Pontuar o peso/esforço da tarefa.
      • +
      • Definir um “juro” do débito técnico.
      • +
      • Quando o acumulado do juro ultrapassa o + esforço, é hora de tratar o débito + técnico.
      • +
      +
    +
    + +
    + +
    + +
    + +
    + +
    + +
    +
    + +
    +

    “Código feito não é resultado.” - Robson de Almeida

    + +
      +
    • Experiência do SuperPlayer.
    • +
    • Preocupação do que é MMP (minimal marketable product).
    • +
        +
      • Produto fica pronto para o mercado em 2 anos.
      • +
      • 96 ciclos/semanas.
      • +
      +
    • OKR - Objective and Key Results, Intel.
    • +
        +
      • Objective: subjetivo/qualitativo (“Fazer a tela ficar mais bonita”)
      • +
      • Key: concreto (“Contratar equipe de UI, aplicar novo estilo”)
      • +
      +
    • Usado por Google, LinkedIn, Twitter e Zynga.
    • +
    +
    + +
    +

    “Escalar ou disseminar Agile?” - Sérgio Giraldo

    + +
      +
    • Aplicação de Agile em grandes corporações
    • +
    • Inicia em uma pequena equipe. Como faz para disseminar?
    • +
    • Frameworks ágeis em grande escala:
    • +
        +
      • SAFe: Scaled Agile Framework
      • +
      • DAD: Disciplined Agile Development
      • +
      • LeSS: Large Scale Scrum
      • +
      • Nexus
      • +
      +
    +
    + +
    +

    “Agile Coaching Game” - Guilherme Silva de Lacerda / Dionatan Moura

    + +
      +
    • Dinamica para coletar perguntas da platéia.)ra coletar perguntas da platéia.
    • +
    • Pontos interessantes das perguntas:
    • +
        +
      • Equipes não aceitam métodos ágeis por não + entender. “Não se vê valor no que não se + conhece”
      • +
      • Se há rejeição, não usar nomes de metodologias + ágeis (“Então, o que vocês veem de + problemas?”)
      • +
      • Código sem teste é código legado, mesmo escrito + um mês atrás.
      • +
      • “O cliente não sabe o que quer”, mas o cliente + tem obrigação de saber?
      • +
      +
    +
    + +
    +
    +

    “Como deixar o planning, a daily, a review e a + retrospectiva mais objetivas” - Joyce Bastos / + Cristina Otto

    + +
      +
    • “Retornar ao básico”
    • +
    • Planning:
    • +
        +
      • PO diz o que, dev diz como.
      • +
      • Scrum master faz a ponte.
      • +
      • Pré-game
      • +
      +
    +
    + +
    + +
    + +
    + +
    + +
    + +
    + +
    +
      +
    • Daily:
    • +
        +
      • “O que eu fiz ontem, o que eu vou fazer hoje, quais os impedimentos”
      • +
      • Fica chato depois de um tempo.
      • +
      • “Walk to the wall”
      • +
      +
    +
    + +
    +
      +
    • Review:
    • +
        +
      • Apresentação pro cliente.
      • +
      • Não ter medo de mostrar os problemas.
      • +
      • Mostrar os objetos do sprint.
      • +
      +
    +
    + +
    +
      +
    • Retrospectiva
    • +
        +
      • O que tem acontecido que podemos melhorar
      • +
      • Melhoria contínua
      • +
      • Métricas
      • +
      • Votar nos piores problemas, devem ser atacados.
      • +
      +
    +
    +
    + +
    +
    +

    “Controlefobia = Anarquia!” - Juliano Ribeiro

    + +
      +
    • Precisamos de controles.
    • +
    • Fobias surgem de traumas.
    • +
    • “No broken window”: se já tem um problema, o + pessoal não dá bola (se tem um teste não + passando, não passar 2 não é problema).
    • +
    +
    + +
    +
      +
    • Kanban tem slots; número de slots é menor que o + número de pessoas
    • +
        +
      • Se não tem slot, alguém vai ter que fazer + pair
      • +
      • Empresa quer 70% de pair programming
      • +
      +
    • Revisão global tem número de slots; se alguém + quer que seu código seja revisado, tem que + revisar dos outros
    • +
    • “Escadas” no burnout indicam erro de + granularidade.
    • +
    +
    + +
    + +
    + +
    + +
    +
    + +
    +

    “Você sabe qual a função de um Agile Coach?” - Annelise Gripp

    + +
      +
    • O que faz um agile coach
    • +
    • Agile = processo = mentoring
    • +
    • Coaching = pessoa = coaching
    • +
    • Procurar qualidades nas pessoas para achar o melhor + lugar delas dentro do projeto.
    • +
    +
    + +
    +

    Mais informações:

    + +

    http://www.thedevelopersconference.com.br/tdc/2015/portoalegre/trilha-agile

    +
    +
    +
    + + + + + + + +