You can not select more than 25 topics
Topics must start with a letter or number, can include dashes ('-') and can be up to 35 characters long.
121 lines
5.1 KiB
121 lines
5.1 KiB
11 months ago
|
<!DOCTYPE html>
|
||
|
<html lang="en">
|
||
|
<head>
|
||
|
<meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=edge">
|
||
|
<meta http-equiv="content-type" content="text/html; charset=utf-8">
|
||
|
|
||
|
<!-- Enable responsiveness on mobile devices-->
|
||
|
<!-- viewport-fit=cover is to support iPhone X rounded corners and notch in landscape-->
|
||
|
<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0, maximum-scale=1, viewport-fit=cover">
|
||
|
|
||
|
<title>Julio Biason .Me 4.3</title>
|
||
|
|
||
|
<!-- CSS -->
|
||
|
<link rel="stylesheet" href="https://blog.juliobiason.me/print.css" media="print">
|
||
|
<link rel="stylesheet" href="https://blog.juliobiason.me/poole.css">
|
||
|
<link rel="stylesheet" href="https://blog.juliobiason.me/hyde.css">
|
||
|
<link rel="stylesheet" href="https://fonts.googleapis.com/css?family=PT+Sans:400,400italic,700|Abril+Fatface">
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
</head>
|
||
|
|
||
|
<body class=" ">
|
||
|
|
||
|
<div class="sidebar">
|
||
|
<div class="container sidebar-sticky">
|
||
|
<div class="sidebar-about">
|
||
|
|
||
|
<a href="https://blog.juliobiason.me"><h1>Julio Biason .Me 4.3</h1></a>
|
||
|
|
||
|
<p class="lead">Old school dev living in a 2.0 dev world</p>
|
||
|
|
||
|
|
||
|
</div>
|
||
|
|
||
|
<ul class="sidebar-nav">
|
||
|
|
||
|
|
||
|
<li class="sidebar-nav-item"><a href="/">English</a></li>
|
||
|
|
||
|
<li class="sidebar-nav-item"><a href="/pt">Português</a></li>
|
||
|
|
||
|
<li class="sidebar-nav-item"><a href="/tags">Tags (EN)</a></li>
|
||
|
|
||
|
<li class="sidebar-nav-item"><a href="/pt/tags">Tags (PT)</a></li>
|
||
|
|
||
|
|
||
|
</ul>
|
||
|
</div>
|
||
|
</div>
|
||
|
|
||
|
|
||
|
<div class="content container">
|
||
|
|
||
|
<div class="post">
|
||
|
<h1 class="post-title">Bacurau (2019)</h1>
|
||
|
<span class="post-date">
|
||
|
2021-02-22
|
||
|
|
||
|
<a href="https://blog.juliobiason.me/pt/tags/reviews/">#reviews</a>
|
||
|
|
||
|
<a href="https://blog.juliobiason.me/pt/tags/filmes/">#filmes</a>
|
||
|
|
||
|
<a href="https://blog.juliobiason.me/pt/tags/filmes-2020/">#filmes:2020</a>
|
||
|
|
||
|
<a href="https://blog.juliobiason.me/pt/tags/producao-2019/">#produção:2019</a>
|
||
|
|
||
|
</span>
|
||
|
<p><a href="https://pt.wikipedia.org/wiki/Bacurau_(filme)">Resumo da Wikipedia</a>:
|
||
|
Num futuro próximo, Bacurau, uma pequena cidade brasileira no oeste de
|
||
|
Pernambuco, lamenta a perda de sua matriarca, Carmelita (Lia de Itamaracá), que
|
||
|
viveu até os 94 anos. Dias depois, seus habitantes aos poucos percebem algo
|
||
|
estranho acontecer na região.</p>
|
||
|
<span id="continue-reading"></span><div>
|
||
|
★★★★☆
|
||
|
</div>
|
||
|
<p>Quando comecei a ver o filme, já fui avisado: "É estranho". E é, mas isso
|
||
|
funciona a favor do filme.</p>
|
||
|
<p>No meio do filme, fiquei com a impressão que eu estava vendo a versão nacional
|
||
|
de "<a href="https://pt.wikipedia.org/wiki/Hard_Target">O Alvo</a>", com a diferença que
|
||
|
ao invés dos caçadores serem pessoas ricas, agora são estrangeiros -- e, com
|
||
|
nosso espírito de "vira latas", óbvio que eles fazem o que querem aqui.</p>
|
||
|
<p>No meio do filme, fui conferir a Wikipedia (em inglês) e a mesma cita o filme
|
||
|
como sendo "Weird Western". E sim, faz todo sentido: O "pueblo" pobre, mas que
|
||
|
sobrevive sozinho, os homens poderosos que vêem as pessoas do pueblo como algo
|
||
|
a ser utilizado e/ou apenas um entrave. E, por cima, como as pessoas do pueblo
|
||
|
são simplórias.</p>
|
||
|
<p>E, estranhamente, essa "simploriedade" funciona bem até mesmo para a história.
|
||
|
Logo no começo, aparece uma "nave espacial" voando, e um dos "simplórios" vê e
|
||
|
fica abismado. Nesse ponto é que a gente começa a se perguntar "mas o que
|
||
|
diabos?"</p>
|
||
|
<p>E essa visão, de novo, trabalha a favor do filme. Num momento mais tarde, esse
|
||
|
personagem fala para outro: "Olha, o pessoal tá andando por aí com um drone.
|
||
|
Fica de olho." A visão da simploriedade, de repente, é desfeita nesse momento e
|
||
|
toda a visão de "vira lata" é desfeita. Sim, é um pueblo; sim, as pessoas levam
|
||
|
uma vida simples; sim, os estrangeiros parecem mais "modernos". E não, isso não
|
||
|
os deixa superiores aos moradores do pueblo. </p>
|
||
|
<p>E essa visão, esquisita até, é que é o ponto importante do filme. Essa
|
||
|
esquisitice de apresentar de forma simplória e não ser simplório é que dá a
|
||
|
virada inteira do filme.</p>
|
||
|
<p>A única coisa que eu tenho que perguntar é: mas precisamos de um western? É
|
||
|
claro que vemos Clint Eastwood defendendo pueblos e achamos o máximo, e nosso
|
||
|
nordeste é recheado de cidades pueblos, mas será que precisamos explorar isso
|
||
|
usando conceitos que nos são... Estrangeiros?</p>
|
||
|
<!--
|
||
|
vim:spelllang=pt:
|
||
|
-->
|
||
|
|
||
|
</div>
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
|
||
|
</div>
|
||
|
|
||
|
</body>
|
||
|
|
||
|
</html>
|