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202 lines
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<title>Julio Biason .Me 4.3</title>
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<div class="sidebar-about">
<a href="https:&#x2F;&#x2F;blog.juliobiason.me"><h1>Julio Biason .Me 4.3</h1></a>
<p class="lead">Old school dev living in a 2.0 dev world</p>
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<div class="post">
<h1 class="post-title">Microserviços com &#x27;Auto Cura&#x27;</h1>
<span class="post-date">
2020-01-03
<a href="https://blog.juliobiason.me/pt/tags/microservicos/">#microserviços</a>
<a href="https://blog.juliobiason.me/pt/tags/auto-cura/">#auto cura</a>
<a href="https://blog.juliobiason.me/pt/tags/artefatos/">#artefatos</a>
</span>
<p>As <a href="https://blog.juliobiason.me/pt/code/microservices-artifact-input-state/">discussões</a>
<a href="https://blog.juliobiason.me/pt/code/microservices-artifact-ejection/">anteriores</a> que eu levantei
sobre microserviços foram um prelúdio para uma coisa que eu não consegui uma
solução perfeita: como é que microserviços se &quot;curam&quot; quando faltam dados?</p>
<span id="continue-reading"></span>
<p>Pequena recapitulação antes de falar sobre o problema: Microserviços produzem
artefatos; artefatos ou são enviados para frente por um message broker para
outros serviços ou mantidos no mesmo microserviço para requisições futuras;
microserviços podem escutar mais de uma fonte de dados para construir seus
artefatos.</p>
<p>Anteriormente eu mencionei um exemplo de um microserviço de placares que
produz um artefato com o placar de cada time e o nome dos jogadores que
fizeram os gols. Esse microserviço poderia ouvir:</p>
<ol>
<li>A fila de times: pode ser necessária para que possamos mostrar o nome ou
sigla do time na requisição de placar; uma vez que um time aparece num
campeonato, o microserviço adiciona o mesmo no seu estado para referência
futura<sup class="footnote-reference"><a href="#1">1</a></sup>.</li>
<li>A file da jogadores: o mesmo que acima, para que o microserviço possa
retornar o nome, apelido, número da camisa ou alguma coisa relacionada com
o jogador; de novo, o serviço fica escutando a fila de jogadores e os
guarda em seu estado.</li>
<li>A fila de partidas: se uma partida for acontecer, ela tem que ter um
placar, provavelmente começando com 0 sem nenhum jogador na lista de gols;
isso é feito apenas para evitar problemas com serviços pedindo placares de
partidas que ainda não começaram ou que não tiveram gols ainda; de qualquer
forma, o artefato necessário já vai estar pronto para ser entregue.</li>
<li>A fila de narrações: escutando a fila de narrações, o microserviço de
placar irá detectar gols, atualizar seu estado e produzir o artefato
atualizado.</li>
</ol>
<p>A palavra chave da lista acima é &quot;poderia&quot;: dependendo da forma como os
microserviços <em>e</em> as mensagens são construídas, pode não ser necessário ter
acesso a tudo isso.</p>
<h2 id="usando-mensagens-completas">Usando mensagens completas</h2>
<p>Vamos começar com a forma mais simples de evitar escutar todas essas filas:
utilizando mensagens completas.</p>
<p>Numa mensagem completa, todos os campos relacionados são enviados junto com a
informação principal. Usando o exemplo acima, o serviço poderia ouvir apenas
as filas de partidas e narração, mas esperar que a mensagem de &quot;NovaPartida&quot;
teria os nomes dos tipos, suas siglas, escudos, provavelmente o ID e assim
pode diante; da mesma forma para a mensagem de &quot;NovaNarração&quot;: ela contém o
nome do jogador, o apelido, número da camisa, ID e assim pode diante.</p>
<p>O problema com mensagens completas é que elas tentem a ficarem maiores com o
tempo: Com mais microserviços sendo adicionados ao sistema, mais campos vai
sendo necessários -- e ignorados por serviços que não os precisam.</p>
<p>O lado positivo de mensagens completas é que um microserviço sempre terá toda
a informação necessária, mantendo o número de filas a serem escutadas baixo.
Esse formato também facilita a adição de outros serviços no sistema: se o
mesmo começar com um estado em branco, ele poderá construir o mesmo a partir
do zero, porque toda a informação <em>já está lá</em>.</p>
<h2 id="escutar-as-filas-basicas-pedir-o-resto">Escutar as filas básicas, pedir o resto</h2>
<p>Quase como a solução acima, o serviço escuta apenas as filas de narrações e
partidas, mas uma vez que detecta alguma informação faltante (por exemplo, o
evento de narração cita um jogador, mas esse jogador não existe no estado), o
serviço faria uma requisição por essa informação mais &quot;fria&quot; (jogadores, times
e produtos não são atualizados com muita frequência, por exemplo) para outro
serviço e preencheria essa informação no seu estado.</p>
<p>Isso significa que esse microserviço agora, ao invés de saber apenas como
escutar filas, também precisa ter informações de outros serviços (aqueles que
processam e armazenam os dados frios) e suas interfaces -- e, de forma geral,
também requisitaria um serviço de descoberta presente no sistema. Esses
microserviços seriam aqueles de &quot;duas caras&quot;, que recebem informações,
armazenam o estado, produzem o artefato mas tem uma interface de requisições
ao invés de simplesmente receber, processar e passar pra frente. Fazer cache
aqui também seria recomendado, para que um serviço não faça um &quot;flood&quot; de
requisições da mesma informação -- e atualizações de tempo em tempo podem
fazer sentido em algumas situações.</p>
<p>As mensagens seria menores (porque é enviado apenas o ID do time/jogador) e a
recuperação de informações acontece apenas quando necessária, mas onde é
reduzido o número de escutas nas filas, é aumentado o número de requisições.
Assim como na utilização de mensagens completas, um novo serviço poderia
facilmente construir seu estado a partir do zero sem qualquer problema -- irá
fazer um monte de requisições, mas terá, eventualmente, todas as informações
necessárias.</p>
<h2 id="escutas-todas">Escutas todas</h2>
<p>Essa é exatamente a solução apresentada no exemplo acima: o microserviço fica
escutando todas os eventos das filas com eventos relacionados e constrói o
estado a partir deles.</p>
<p>Um problema dessa solução: uma vez que as filas são assíncronas, pode
acontecer um problema com a ordenação dos dados, com gols chegando antes dos
jogadores (por vários motivos). Nesse caso... o que o serviço faz? Rejeita o
gol na esperança que o jogador apareça, para evitar uma inconsistência dos
dados, e o que o message broker coloque o evento novamente no fim da fila?</p>
<p>Uma solução seriam serviços que, junto com este, escutem por um dado
específico: o microserviço de placares escuta as quatro filas citadas, mas há
um microserviço escutando apenas a fila de jogadores. Esse serviço iria
processar os dados mais rapidamente que o placar, e serviria como &quot;fallback&quot;
no caso de dados faltantes, como na solução acima. Isso reduziria o tráfego de
rede, mas iria gerar dados duplicados em serviços diferentes -- embora esse
último ponto não deveria ser um problema em primeiro lugar.</p>
<p>Novos serviços iriam encontrar problemas, porque apesar de receberem
novos dados, eles não estavam presentes quando os dados frios foram
processados; eles vão precisar se comunicar com outros serviços para recuperar
essa informação, ou alguém teria que manualmente copiar os dados.</p>
<h2 id="fila-unica">Fila única</h2>
<p>As soluções acima trabalham com cada dado em sua própria fila, mas e se
pudéssemos colocar <em>todos</em> os eventos na mesma fila? Dessa forma, a ordenação
é assegurada (jogadores são sempre enfileirados antes dos gols, e os serviços
irão processar os jogadores antes de sequer verem que há um gol).</p>
<p>Isso reduz o número de filas a serem ouvidas, mas requer um bom design de
mensagens, especialmente se for utilizada alguma linguagem de tipagem
estática, que normalmente requer uma estrutura bem definida para serialização
e desserialização.</p>
<p>Mas ao mesmo tempo, resolve praticamente todos os problems: não existe
problema com a ordem de processamento, o número de filas a serem ouvidas é
baixo e as mensagens pequenas. Mas também faz com que novos serviços sofram
com a falta de dados frios, forçando-os a comunicar com outros serviços ou
terem os dados copiados manualmente quando levantados.</p>
<h1 id="e-qual-o-melhor">E qual o melhor?</h1>
<p>Honestamente, não faço ideia. Eu tenho uma certa preferência pelas mensagens
completas simplesmente porque simplifica a estrutura dos serviços, mesmo
sabendo que rede não é de graça; se eu usasse uma linguagem dinâmica, eu
provavelmente utilizaria a fila única. Mas, de novo, não acho que haja um
&quot;tamanho único para todos&quot;.</p>
<p>Provavelmente existem outras opções arquiteturais para resolver esses
problemas, mas essas são as que eu consigo lembrar das conversas que tivemos
no trabalho.</p>
<div class="footnote-definition" id="1"><sup class="footnote-definition-label">1</sup>
<p>Vale notar que o microserviço pode simplesmente ignorar parte da
informação. Por exemplo, se o artefato produzido tem apenas a sigla do time,
o serviço pode remover o nome completamente de seu estado.</p>
</div>
</div>
</div>
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