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<title>Julio Biason .Me 4.3</title>
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<div class="sidebar-about">
<a href="https:&#x2F;&#x2F;blog.juliobiason.me"><h1>Julio Biason .Me 4.3</h1></a>
<p class="lead">Old school dev living in a 2.0 dev world</p>
</div>
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<div class="post">
<h1 class="post-title">Microserviços: Onde Fica a Fonte da Verdade?</h1>
<span class="post-date">
2020-02-17
<a href="https://blog.juliobiason.me/pt/tags/microservicos/">#microserviços</a>
<a href="https://blog.juliobiason.me/pt/tags/fonte-da-verdade/">#fonte da verdade</a>
<a href="https://blog.juliobiason.me/pt/tags/estado/">#estado</a>
</span>
<p>Quando estamos falando de um sistema, existe um ponto que precisamos discutir
que é onde a &quot;fonte da verdade&quot; está. Em monolitos, a fonte da verdade está no
armazenamento dos dados em si. Mas onde é que essa fonte fica em um sistema
que é composto de múltiplas partes?</p>
<span id="continue-reading"></span>
<p>Só para ficar claro aqui: O que eu quero dizer com &quot;fonte da verdade&quot; é
qualquer coisa que você possa usar para verificar se o sistema está produzindo
os valores corretos. Por exemplo, em um pipeline que conta quanto foi
transferido de cada usuário em uma CDN, a fonte da verdade podem ser os logs
(você pode ler os logs e verificar se o sistema responsável por somar os
valores está correto); num site de e-commerce, podemos assumir que a fonta da
verdade é a lista de itens comprados em cada pedido para receita total (se
você somar todas as quantidades e seus preços de venda, você vai ter a receita
total de volta).</p>
<p>Um fator importante da fonte da verdade e que você pode usar tanto para
verificar se os serviços estão corretos quanto reaplicar o conteúdo de volta
no sistema para que artefatos sejam reconstruídos.</p>
<p>Mas existe um problema: Se o sistema é distribuído e <a href="https://blog.juliobiason.me/pt/code/microservices-source-of-truth/@./microservices-artifact-input-state.pt.md">cada microserviço cria
um artefato diferente</a>, onde é
que fica a fonte da verdade?</p>
<p>Anteriormente, eu mencionei que microserviços podem manter um estado para
produzir o artefato. Essa pode ser a fonte da verdade para o microserviço,
desde que o mesmo não apague dados antigos -- nesse caso, como é que artefatos
antigos seriam reconstruídos se você não pode retornar o estado a um estado
anterior?</p>
<p>Outra solução é alterar o microserviço de importação de dados (aquele que
captura dados de uma fonte externa) para construir a fonte da verdade; havendo
a necessidade de reconstruir artefatos, você pode simplesmente adicionar uma
API nesse microserviço para que ele republique os dados relacionados com um
determinado objeto, que irão percorrer o pipeline e cada microserviço irá
reconstruir seus artefatos.</p>
<p>E, finalmente, se você construir um pipeline de event source corretamente,
você pode criar um serviço que irá escutar <em>todos</em> os eventos e manter um
event source global, que você pode, novamente, expor uma API para reenviar os
eventos relacionados com um objeto.</p>
<div style="border:1px solid grey; margin:7px; padding: 7px">
<p>... embora eu tenha a sensação que certos eventos precisariam ser alterados;
por exemplo, se você mandar o event source reenviar os eventos relacionados
com um epdido -- para que seja recriado o artefato desse pedido -- você pode
ter que reaplicar um evento de &quot;criar usuário&quot;, que não vai fazer sentido
porque o objeto já existe e não deve ser criado mais um usuário com as mesmas
informações.</p>
<p>Ou isso ou você vai ter que fazer com que o serviço de pedidos peça os dados
do cliente se ele já não tiver os mesmos.</p>
</div>
<p>De qualquer forma, uma recomendação que eu tenho é sempre construir alguma
coisa que possa guardar os seus dados, de forma que você possa reconstruir
seus artefatos novamente e os serviços apagam dados antigos (que é
perfeitamente normal, diga-se de passagem).</p>
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</div>
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