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Julio Biason 4 years ago
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content/thoughts/how-to-kill-developer-productivity.md

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title = "How to Kill Developer Productivity"
date = 2020-07-20
[taxonomies]
tags = ["developers", "productivity", "programming", "ti", "onboarding",
"data flow", "architecture"]
+++
There are several ways to not kill developer productivity in a project.
Unfortunately, the real causes are never discussed.
<!-- more -->
Recently I read another post about "how to not kill your developer
productivity", that says exactly what every other post about it says:
Basically, "do not interrupt".
But can we really avoid interruptions? Isn't the "ping!" from the coffee
machine an interruption? Isn't a full bladder an interruption? Isn't the front
door bell ringing when a package and/or food delivery an interruption?
What's the difference between those interruptions and someone asking
something?
And do less meetings? Why? Is it because nobody cares enough to write a
meeting agenda to point what needs to be decided? Or maybe 'cause the frontend
developers don't care enough about the problems the backend developers are
facing and vice-versa?
Would a meeting scheduled a week in advance an "interruption"?
I can't see how interruptions can be a problem. Imagine this:
This developer went though an onboarding when they joined the company, and
they were shown the purpose of the company, they were shown the product the
company sells and how it works, there were shown the product architecture,
they were explained the reasons behind every solution applied, they were given
time to discuss other solutions with their pairs, they were not put on a
corner to explain every minute of their working day.
With that, can you imagine that someone making a question about some part of
the system while whoever is coding is in the middle of a function to
frobnicate[^1] foo? Maybe they will need a bit time to find where they
stopped, but as the solution was already discussed, and they know the purpose
of the solution they are working, the interruption would do very little in
their productivity.
Unfortunately, in IT, we are seen as "machines" and most manufacturing
techniques are applied directly without considering that we are people (or do
you think "kanban" was born in IT and not inside the Toyota manufacturing
plant?).
A stopped machine is wasted money. Stopping production for preventive
maintenance, without the machine being really broken, having to take it and
check every part, is wasted money.
And, unfortunately, when a developer is not "developing", they are seen as
wasted money. And that's why simple stuff, like explaining why a system
exists, what is the idea of the data flow inside the system and things like
that are completely ignored: 'Cause the "machine" is not producing anything.
And that's why, when the production is halted, productivity goes down.

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content/thoughts/how-to-kill-developer-productivity.pt.md

@ -0,0 +1,77 @@
+++
title = "Como Matar a Produtividade de Desenvolvedores"
date = 2020-07-20
[taxonomies]
tags = ["desenvolvedores", "programação", "ti", "onboarding",
"fluxo de dados", "arquitetura", "produtividade"]
+++
Existem várias formas de não matar a produtividade de desenvolvedores num
projeto. Infelizmente, as reais causas nunca são comentadas.
<!-- more -->
Recentemente vi mais um artigo de "como não matar a produtividades de
desenvolvedores", que diz exatamente o que todos os artigos sobre como não
matar a produtividade de desenvolvedores diz: Basicamente "Evite
interrupções".
Mas será que dá pra evitar interrupções mesmo? Não seria o "ping!" da
cafeteira uma interrupção? Não seria a bexiga cheia uma interrupção? Não seria
a campainha avisando que chegou a encomenda e/ou a tele-entrega uma
interrupção?
Qual é a diferença entre essas e alguém pedindo ajuda?
E fazer menos reuniões? Por que? Porque ninguém se liga de fazer uma pauta de
reunião para ter o que decidir? Ou será que é porque os desenvolvedores de
frontend não dão a mínima para os problemas que o pessoal de backend está
enfrentando e vice-versa?
Seria uma reunião marcada com uma semana de antecedência uma "interrupção"?
Eu não consigo ver que as interrupções em si são o problema. Imaginem o
seguinte:
Essa pessoa passou por um onboarding quando entrou na empresa, e foi
apresentado ao propósito da mesma, foi apresentado ao produto que a empresa
vende e como o produto funciona, foi apresentada à arquitetura do sistema, foi
explicado o motivo de cada solução aplicada, foi dado tempo para discutir
outras soluções com seus pares, não foi colocado contra a parede para explicar
cada minuto de trabalho do seu dia.
Dado isso, vocês conseguem imaginar que alguém fazendo uma pergunta sobre
alguma parte do sistema enquanto quem está programando está no meio da função
de frobnicar[^1] foo? Talvez perca algum tempo para ver em qual ponto parou,
mas como a solução já foi discutida, e já se sabe o propósito da
funcionalidade sendo introduzida, a interrupção vai afetar muito pouco o
resultado final.
Infelizmente, na área de TI, passamos muito tempo sendo vistos como "máquinas"
e técnicas de produção são aplicadas diretamente sem considerar que somos
pessoas (ou vocês acham que "kanban" nasceu no meio da TI mesmo e não dentro
da fábrica da Toyota?).
Uma máquina parada é dinheiro perdido. Parar a produção para manutenção
preventiva, sem que a máquina esteja realmente quebrada, tendo desmontar a
mesma e verificar cada uma das partes, é dinheiro perdido.
E, infelizmente, quando um programador não está "programando", é visto como
dinheiro perdido. E por isso coisas básicas, como explicar o porque o sistema
existe, qual a ideia do fluxo de dados dentro do mesmo, deixando que
programadores parem e discutam soluções e coisas do tipo são completamente
ignoradas: Porque a "máquina" não está produzindo.
E, quando é preciso parar a produção, por qualquer motivo, a produtividade vai
lá pra baixo.
---
[^1]: Eu não se tem alguma forma melhor de traduzir
[frobnicate](https://www.techopedia.com/definition/27996/frobnicate)
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vim:spelllang=pt:
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